Preâmbulo


A luta  entre  o  espírito  e  a  matéria,  parece  vir  de  tempos  imemoriais.   Basta  passar  um  relance  de  vistas  na  História  para  que  nos convençamos  das  transformações  sucessivas  por  que  vem  passando  o nosso  mundo,  acionado  sempre  pelas  Potestades  Superiores,  às  quais  está afeta  a  direção  do  nosso  planeta.   E  é  justamente  quando  o  jugo  se  torna  mais  pesado,  quando  o  caráter se  deprime,  quando  a  materialidade  invade  e  domina  a  família  e  a sociedade,  que  os  seres  invisíveis  acentuam  a  sua  ação,  para  ganharmos, na  senda  do  progresso,  o  tempo  perdido  em  vãos  holocaustos,  que  só serviram  para  assinalar  nosso  atraso  espiritual!   Foi  numa  época  semelhante  à  nossa,  em  que  a  Humanidade  havia descambado  para  o  terreno  acidentado  do  fanatismo,  da  superstição  e  do materialismo,  que  o  Céu  se  fez  ouvir  pelo  seu  maior  Expoente,  pelo  seu mais  lídimo  Representante.   Foi  nessa  época  que  se  encarnou  entre  nós  o  grande  Espírito  que conhecemos  por  Jesus  Cristo.   Enviado  com  determinada  missão,  Divino  Messias,  desde  o  seu nascimento,  manifestou  poderes  superiores,  que  o  exaltaram,  —  nos momentos  de  dúvidas  e  vacilações  quanto  à  sua  real  grandeza,  —  aos olhos  dos  que  o  cercavam.   Todos  esses  fatos,  tidos  como  miraculosos  pela  ignorância,  popular  e pelo  autoritarismo  clerical,  não  eram  mais  do  que  provas  objetivas  dos atributos  do  Espírito,  magnificamente  sintetizadas  no  Filho  do  Homem.   As  vozes  dos  augúrios,  os  cânticos,  as  revelações,  as  manifestações  em sonhos,  as  materializações,  as  maravilhas  diversas,  os  fatos  de  ordem psíquica  e  extra-sensorial  narrados  nos  Evangelhos,  constituem  o  caráter positivo  da  Religião  de  Jesus  Cristo.   A  Palavra  do  Cristo,  em  todos  os  seus  princípios  e  sancionada  pelo Espírito,  afirma  a  Vida  além-túmulo,  a  sobrevivência  do  Homem  após  a transição  que  chamamos  morte. É  por  este  distintivo  que  ela  se  tornou  querida  e  respeitada  até  mesmo dos  negadores  mais  renitentes.   Não  é  o  timbre  moral  da  Doutrina  que  faz  os  adversários  curvarem  a cerviz  ante  a  Palavra  de  Jesus,  mas,  sim  os  fenômenos  de  ordem  física  e intelectual  que  reluzem  nas  páginas  dos  Evangelhos,  fatos  que,  digamos  de passagem,  com  maior  ou  menor  intensidade,  nunca  deixaram  de  se produzir,  desde  tempos  imemoriais  até  à  época  em  que  nos  achamos.   Na  verdade,  que  seria  o  Cristianismo  sem  as  curas,  sem  as manifestações  diversas,  sem  as  aspirações?  Não  passaria  de  uma  religião como  as  demais,  cultuais,  dogmáticas,  especulativas.  Que  seria  o Cristianismo  sem  o  cântico  dos  Espíritos,  anunciando  aos  pastores  das cercanias  de  Belém,  o  nascimento  do  Menino  Jesus;  sem  os  sonhos proféticos  de  José;  sem  a  transmutação  da  água  em  vinho  nas  bodas  de Caná;  sem  a  multiplicação  dos  pães  e  dos  peixes;  sem  a  dominação  dos elementos  no  Mar  da  Galiléia;  sem  as  aparições  de  Moisés  e  Elias  no Tabor?  Que  seria  do  Cristianismo  sem  as  manifestações  físicas  e consecutivas  de  Jesus  por  quarenta  dias  após  a  sua  morte,  sem  a  explosão do  Pentecostes  e  as  portentosas  manifestações  que  se  deram  por intermédio  dos  Apóstolos,  segundo  narram  os  Atos,  desde  a  primeira  à última  página?  Que  seria  do  Cristianismo  sem  o  resplendor  do  Caminho de  Damasco?   A Religião  não  pode  ser  manifestação  platônica  a  serviço  dos  cultos  ou dos  dogmas  de  qualquer  igreja;  não  monopólio  de  determinado  povo  ou raça;  é  um  apelo  à  razão  e  ao  sentimento,  e  conduz  o  Espírito  a  destinos ignotos,  mas  imortais.
A Religião  não  se  limita  a  um  só  mundo,  a  um  só  planeta;  tem  caráter universal,  é  muito  mais  do  que  os  sacerdotes  proclamam,  muito  mais  do que  as  Igrejas  concebem!  Está  fora  do  tempo  e  do  espaço,  sem  deixar, contudo,  de  abranger  os  mundos  e  sóis  que  se  equilibram  no  éter.  Para  que tenha  caráter  eterno,  precisa  conter  o  Infinito,  sem  a  dependência  da vontade  humana  e  sem  estar  circunscrita  a  uma  família,  a  um  povo,  a  uma nação,  a  um  mundo.   Uma  religião  que  circunscreve  a  existência  das  almas  a  um  mundo como  o  nosso,  criadas  ao  nascer  dos  corpos  e  com  o  seu  futuro  fixado entre  as  alternativas  de  um  Inferno  perpétuo,  e  de  um  estado  paradisíaco num Céu  abstrato,  não  pode  orientar  aqueles  que  sentem  o  coração  palpitar para  a  Imortalidade,  não  pode  ser  verdadeira!   A  Verdadeira  Religião  desperta  altas  aspirações  e  torna-se  um  liame entre  as  almas  e  Deus;  por  isso  não  pode  deixar  de  ter  caráter  permanente, no  tempo  e  fora  do  tempo,  no  espaço  e  fora  do  espaço!   Como  explicar  a  permanência  da  Religião  nos  Reinos  de  Plutão,  onde as  almas,  dissuadidas  de  toda  a  misericórdia,  sem  mais  esperança  de salvação,  permanecem  no  sofrimento  mais  atroz,  em  meio  a  dores  e lamentações,  choros  e  gemidos?!   A  Religião,  cuja  insígnia  é  o  Amor,  demonstra  atributos  divinos  de bondade,  de  misericórdia,  de  sabedoria;  portanto,  não  pode  sancionar  as concepções  absurdas  e  ilusórias  com  que  pretendem  apresentá-la  aqueles que  se  adstringem  aos  dogmas  de  concílios,  às  resoluções  de  uma  maioria ocasional,  cujos  artigos  de  fé  constituem  a  antítese  da  Revelação  do  Sinai, da  Revelação  Messiânica  e  a  da  Revelação  Espírita,  exemplificando  os ascendentes  da  Verdade,  livre  de  todas  as  obliterações  humanas.   De  fato,  se  nos  dermos  ao  trabalho  de  recorrer  à  história  religiosa  dos povos  em  sua  feição  primitiva,  quer  se  tratem  dos  povos  do  Oriente  ou  do Ocidente,  nos  convenceremos  de  que  toda  essa  gente,  que  com  o  seu trabalho  e  sacrifício  preparou  o  nosso  mundo,  para  que  nele  se estabelecessem  grandes  empresas  e  nobres  cometimentos,  vivia  na Religião  Natural,  Religião,  aliás,  revelada  em  sua  forma  progressiva, como  acontece  nos  demais  ramos  do  saber  humano,  Religião  baseada  na 1mortaildade,  revestida  de  substanciosos  fenômenos  demonstrativos  da sobrevivência,  —  num  mundo  além  do  nosso,  —  daqueles  que  aqui viveram  e  que  pelo  seu  trabalho  e  sentimentos  afetivos  constituíram famílias,  ou,  ao  menos,  se  acharam  entrelaçados  entre  si  por  vínculos  de amizade.   E  é  esse  fato  que  se  vem  produzindo  permanentemente,  de  geração  em geração,  e  tem  servido  para  alimentar  nos  corações,  a  fé  no  futuro,  a confiança  em  nossos  destinos  promissores;  é  esse  fato  que  abre  clareiras  à nossa  esperança  e  impulsiona,  embora  lentamente,  o  princípio  de fraternidade,  que  nos  faz  voltar  às  vistas  para  o  Incomensurável,  para Deus!   Excluamos  da  História  todos  esses  fenômenos  supranormais  e psíquicos,  essas  aparições  e  vozes,  esses  augúrios,  essas  manifestações variadas,  e  a  Religião  desaparecerá,  por  que  toda  essa  fenomenologia, estando  dentro  da  Natureza  e  revelando-se  sob  o  domínio  da  Lei  Natural,  é que  dão  o  caráter  divino  à  Religião,  sob  cujos  influxos  se  produzem  os fatos  —  letras  vivas,  cartas  escritas  pelo  dedo  de  Deus  como  todas  as outras  manifestações  da  criação,  para  que  nos  instruamos  e  nos engrandeçamos  com  as  suas  lições.  Por  isso  disse  sabiamente  o  filósofo; “A  religião  não  se  baseia  unicamente  na  teoria,  mas,  sim,  na  história,  na Filosofia,  nos  fatos.”   Os  fatos  são  o  “tudo”  da  Religião,  como  também  da  Ciência  e  da Filosofia.  Que  é  a  Ciência  sem  fatos?  Como  conceber  a  Química  sem  a reação  probante  dos  seus  princípios?  a  Física  sem  fenômenos  de equilíbrio,  atração,  etc.?  a  Botânica  sem  as  plantas?  a  Zoologia  sem  os animais?  a  Fisiologia  sem  o  corpo  humano?  a  Astronomia  sem  as  estrelas, os  planetas,  os  asteróides,  os  cometas?!   Assim  também,  como  conceber  a  Religião  sem  os  fatos  que  lhe  servem de  arrimo,  e  que  vêm  demonstrar  a  existência  e  sobrevivência  da  alma,  o seu  progresso,  a  sua  evolução  contínua,  os  seus  grandiosos  surtos  para  a Sabedoria  e  o  Amor?   Encarando,  sob  todos  os  aspectos,  os  fatos  chamados  supranormais  — metafísicos  e  metapsíquicos  —  todos  eles  são  outras  tantas  pedras fundamentais  que  sustentam  o  grande  edifício  a  que  chamamos  Religião.   Sejam  quais  forem  os  nomes  com  que  os  fatos  se  apresentem,  em  suas múltiplas  modalidades,  não  deixam  de  ser  fenômenos,  efeitos  cuja  causa não  pode  ser  outra  senão  a  alma,  princípio  inteligente  que  (está  fartamente provado)  atua  independentemente  do  corpo  carnal.   E  aí  estão  os  estudos  do  magnetismo,  do  hipnotismo,  do  sonambulismo lúcido  —  provocados  ou  espontâneos  —  que  falam  bem  alto,  confirmando o  que  apenas  era  um  vislumbre  à  nossa  inteligência  acanhada.   Cientificamente  falando,  não  há  um  só  fato  de  caráter  inteligente  que seja  alheio  ao  domínio  do  Espírito,  ou,  em  outros  termos,  que  não  possa ser  explicado  pelo  Animismo  ou  pelo  Espiritismo.   Mas  não  são  só  estes  fatos  positivos  que  vêm  em  apoio  da  nossa  tese. Também  as  manifestações  inteligentes,  de  qualquer  natureza,  ainda  as  que se  apresentam  como  fenômenos  mínimos,  por  exemplo,  a  sabedoria precoce  das  chamadas  crianças-prodígio,  denunciando  a  preexistência  do espírito,  dão  muito  que  pensar  àqueles  que  já  cogitam  do  motivo  real  das coisas  e  se  esforçam  por  sondar  os  enigmas  da  Psique.   Se  penetrarmos,  então,  nesse  labirinto  das  manifestações  espíritas  — aparições  dos  mortos,  comunicações  dos  espíritos  —  como  resolver  esses eternos  problemas,  esses  enigmas,  sem  a  Religião  da  Imortalidade,  essa Mensageira  que  nos  vem  guiar  para  vermos  tudo  como  em  verdade devemos  ver,  que  nos  esclarece  com  todas  as  suas  vozes?   Repetimos  o  conceito  do  filósofo:  “Hipóteses  nom  fingo”  —  não formulamos  hipóteses,  pois  não  se  deve  fazê-lo  em  matéria  de  Religião. Respingando  nesta  seara,  sem  dúvida  a  mais  profícua  de  todas  as  que foram  legadas  à  Humanidade,  é  de  nosso  dever  aproveitar  toda  a substância  que  a  mesma  contém,  para,  com  ela,  saciar  a  fome  de  saber  que devora  os  espíritos,  concorrendo  para  o  cumprimento  dos  seus  mais  altos deveres.   Parece-nos  que  foi  este  o  escopo  de  Jesus,  o  expoente  máximo  da Verdade.  Em  todos  os  seus  trabalhos,  durante  toda  a  sua  vida,  sem descanso,  o  seu  Ideal  foi  demonstrar  a  existência  do  Espírito  e  sua sobrevivência  à  desagregação  corpórea.  Não  será  o  Sermão  do  Monte  uma conseqüência  da  Vida  do  Além?  Se  a  concepção  da  moral  mais  pura  que os  homens  receberam  nessa  magistral  peça  oratória  estivesse  circunscrita ao  espaço  que  vai  do  berço  ao  túmulo,  ou  se  se  restringisse  às  alternativas de:  Mundo,  Purgatório,  Inferno,  Paraíso,  sua  Palavra  seria  vã,  passaria como  a  flor  da  erva,  como  o  vento  que  ruge  e  cessa!   Os  gonzos  das  portas  da  morte  não  se  podem  abrir  para  a  eterna condenação,  mas,  sim,  para  um  incessante  progresso  e  para  uma  visão mais  clara  do  Infinito!   E  estas  perspectivas  se  revelam  através  da  Transfiguração  no  Tabor, das  Aparições  de  Moisés  e  Elias,  das  Parábolas  do  Filho  Pródigo,  da Ovelha  Perdida,  da  Dracma  Perdida,  enfim,  do  conjunto  harmonioso  dos seus  Ensinos  admiráveis,  que  giram  sobre  o  eixo  inquebrantável  deste ditame  exarado  no  Evangelho  de  João  (XII,  50):  “E  sei  que  o  mandamento de  Deus  é  Vida  Eterna.”   Vida  Eterna,  unindo  pais  e  filhos,  parente  a  parente,  amigo  a  amigo  e facultando-nos  os  meios  de  aperfeiçoamento  para  a  felicidade!  Vida Eterna  desdobrando,  às  nossas  vistas,  os  panoramas  dos  mundos  terrestres e  siderais,  que  teremos  de  percorrer  para  bem  estudarmos  os  enigmas  do Universo!   Vida  Eterna,  como  fator  de  felicidade  sempre  crescente,  interminável! E  para  demonstrar  a  ação  permanente,  o  efeito  ininterrupto  que  a  sua Doutrina  teria  de  produzir  nas  almas,  Jesus  não  limitou  a  sua  tarefa,  como sói  acontecer  a  todos  os  missionários;  a  sua  ação  tornou-se  ainda  mais preponderante  após  a  sua  passagem  para  o  Mundo  dos  Espíritos,  após  essa mudança  que  chamamos  morte.
Cada  Evangelista  dedica  um  capítulo  do  seu  livro  às  aparições  e conversações  de  Jesus  depois  da  morte,  sendo  que  o  Evangelista  João prende  nossa  atenção  com  dois  longos  capítulos  sobre  esse  fato.   Paulo,  um  dos  maiores  gênios  que  a  História  menciona,  em  suas Epístolas  insiste  tenazmente  sobre  as  aparições  de  Jesus,  fato  que,  como ele  próprio  afirma,  o  converteu  ao  Cristianismo.   Nos  Atos  dos  Apóstolos  —  o  historiador  Lucas,  que  também  era médico,  refere  todas  as  manifestações  do  Divino  Mestre,  a  começar  da Ascensão  até  às  suas  mais  familiares  aparições  àqueles  que  o  secundaram em sua  missão  de  redimir  a  Humanidade,  pela  crença  na  Vida  vindoura,  na existência  da  Eternidade  Espiritual.   João  Evangelista  escreveu  o  seu  Apocalipse  sob  a  inspiração  de  Jesus, que  lhe  apareceu  em  sua  forma  gloriosa,  para  selar  com  fatos  que  os ultramontanos  chamam  sobrenaturais  e  os  saduceus  de  todos  os  tempos negam  sistematicamente,  a  Puríssima  Doutrina  que  Ele  fundou.   A  intenção  predominante  de  Jesus,  não  cansemos  de  repeti-lo,  foi libertar  os  homens  do  jugo  do  dogma  e  excluir  dos  corações  o  espírito  da dúvida  que  obsidia  os  relutantes,  os  indecisos  e  os  que  não  sabem  donde vieram,  quem  são  e  para  onde  vão.   Inúmeras  são  as  passagens  em  que  Jesus  exorta  seus  ouvintes  a seguirem-no  para  viverem  eternamente,  porque  Deus  é  o  Deus  dos  vivos  e não  dos  mortos!   Os  fatos  produzidos  por  Jesus  Ressuscitado  é  que  dão  valor  à  sua Doutrina,  combatida  impiedosamente  pela  classe  sacerdotal  e  os  grandes da  sua  época.   A  Doutrina  de  Jesus,  oferecida  a  fanáticos  e  negadores,  não  lhes conseguiu  curvar  a  cerviz  nem  abrandar  o  coração.  Uns  diziam  que  ele tinha  o  demônio;  outros,  que  havia  enlouquecido!  Escarneciam-no, injuriavam-no,  e,  por  fim,  conseguiram  assassiná-lo  barbaramente,  como quem  exclui  da  sociedade  um  grande  celerado.
Os  instigadores  do  crime,  coligados  ao  governo  daquele  tempo, chegaram  a  ponto  de  colocarem  guardas  no  sepulcro  para  que,  diziam  eles, “Os  discípulos  não  roubassem  o  corpo  de  Jesus  e  dissessem  depois  que  ele ressuscitara!”   Essas  almas  pequeninas,  essas  almas  de  barro,  fizeram  o  possível  para anular  a  idéia  da  Imortalidade,  que  é  a  base  da  Doutrina  do  Cristo,  e, dando-lhe  a  morte,  julgaram  ter  conseguido  seus  intentos,  no  pressuposto de  que  a  Palavra  do  Mestre,  sem  ação  permanente,  não  poderia  subsistir. Mas  a  morte  foi  vencida,  e  não  teve  outro  resultado  senão  demonstrar  a Vida!  Havia  mister  da  negação,  da  mentira,  da  descrença,  do  erro,  para que  a  Verdade  se  firmasse!   A  Ressurreição  de  Jesus  é,  por  isso,  o  fato  mais  extraordinário  da História.  Sem  ela,  os  discípulos,  já  dispersados  não  se  teriam  juntado novamente  para  levar  às  nações,  aos  povos,  à  sociedade  e  à  família,  as novas  vivificadoras  da  Imortalidade,  a  certeza  da  Vida  Eterna  demonstrada por  seu  Mestre  Redivivo. O  sacrifício  e  a  morte  de  Jesus  eram  a  véspera  do  triunfo,  da  vitória  do seu  Ideal,  da  sua  Religião.   Submetendo-se  a  todas  as  torturas,  à  sanha  tigrina  de  seus  terríveis inimigos,  Jesus  quis  cabalmente,  categoricamente,  que  não  há  potestades nem  elementos  capazes  de  destruir  a  Vida,  e  que  essa  Vida,  quase manifesta  temporariamente  na  Terra,  tem  prosseguimento  além  do  túmulo; que  a  morte  não  é  o  fim  do  homem;  que  a  inteligência,  à  vontade,  a  razão são  invulneráveis  à  espada,  ao  veneno  e  ao  canhão;  que  o  sentimento  e  a vida  individual  não  dependem  das  células  orgânicas,  pois  estas  não  são mais  que  instrumentos  de  ação  exterior! Muitos  missionários  vieram  a  Terra,  mas  um  só  se  conta  que  aliou  a Palavra  aos  fatos,  os  fenômenos  conseqüentes  e  subseqüentes  da  Vida Eterna  aos  princípios  da  moral  mais  pura,  mais  tocante,  mais  elevada,  e,  ao mesmo  tempo,  mais  simples  que  se  pode  conceber.
A Doutrina  de  Jesus,  por  isso  mesmo,  é  a  sanção  do  amor  em  sua  mais ampla  expressão;  do  progresso  moral  e  espiritual;  da  imortalidade  da  alma; da  Vida  Eterna  que  Ele  não  se  cansava  de  anunciar,  quer  antes,  quer depois  de  seus  mais  encarniçados  inimigos  lhe  terem  dado  a  morte acintosa  na  cruz.   Publicando  este  livro,  cujos  ensinos  provêm  das  nossas  relações  com os  Espíritos  que  dirigem  o  Movimento  Espírita,  que  se  opera  no  mundo todo,  temos  por  escopo  esclarecer  os  homens  de  boa  vontade,  indicandolhes  a  senda  do  Cristianismo,  até  agora  conspurcado  e  vilipendiado  por aqueles  que  se  constituíram  seus  emissários  e  únicos  representantes  na Terra.   Oxalá  que  os  espíritos  ávidos  de  luz  e  de  verdade  possam  encontrar nestas  páginas  a  Esperança  que  consola,  a  Caridade  que  ampara  e  a  Fé  que salva.


Cairbar  Schutel Parábolas  e  Ensinos  de  Jesus 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Técnica Alexander - realinhando a postura para melhorar a saúde e o humor